Cuidados nas férias escolares

Dezembro chegou e com isso muita gente está se preparando para sair de férias, seja do trabalho ou mesmo da escola. O Programa Laço Amarelo separou alguns itens para que você vá e volte em segurança da sua diversão.

Para viajar de férias, lembre-se de visitar o mecânico antes de pegar a estrada. Durante todo o ano, usamos o carro para tudo e por isso agora, é fundamental que você separe um tempo para revisar todos os componentes para um bom funcionamento do veículo: pneus, freios, óleo, embreagem, água, limpador de para-brisas, faróis ou seja, tudo deve estar funcionando adequadamente para que você não fique na estrada e atrapalhe o passeio.

Com o carro em ordem e tudo revisado, é importante lembrar que as crianças precisam do equipamento de proteção adequado para transitar. Vamos lembrar quais são: os bebês até um ano devem viajar no bebê conforto. Ele é instalado no banco de trás dos veículos, de costas para os bancos da frente, tudo isso para proteger, principalmente a cabeça da criança. Depois de fazer um ano ou quando a criança já está empurrando o encosto do banco de trás com os pezinhos, já está na hora de ir para a cadeirinha. Até os quatro anos, é a cadeirinha o lugar mais seguro para as crianças dentro do carro. A partir dos quatro anos até aproximadamente sete anos e meio, é no assento de elevação que esse passageiro deve viajar de forma segura. Só depois de colocar os dois pés inteiros no chão do carro, é que a criança pode usar só o cinto de segurança para transitar num veículo.

Lembrando que, na moto, as crianças só devem andar depois dos 10 anos de idade e apoiando os pés nas pedaleiras. Antes disso, a moto não deve transportar crianças.

Depois de todos os passageiros de cinto, é importante escolher o trajeto, olhar as condições do tempo e pegar a estrada, respeitando toda a sinalização do trânsito.

Chegando ao destino ou mesmo quem fica em casa, é importante orientar as crianças onde brincar. Afinal, quase todos têm bicicleta, skate ou mesmo o patinete. Transitar com esses veículos em qualquer rua ou calçada é perigoso. Importante escolher uma praça ou mesmo um parque para que a brincadeira não vire dor de cabeça.

Lembrar também de usar os equipamentos de proteção adequados a cada veículo, mesmo não sendo obrigatório, é importante para a proteção de quem transita. Com todos esses cuidados, tenho certeza que suas férias serão inesquecíveis, com muitas histórias para contar! Um ótimo final de ano e que venha um 2020 repleto de bons caminhos! Até lá!

Please follow and like us:
error

1 comentário em “Cuidados nas férias escolares”

  1. Jeferson de Almeida

    Fã incondicional desse laço, sou um soldado para propagar todas as ações de vocês em qualquer circunstância. Minhas congratulações laço Amarelo pelo vida e pelo trânsito seguro. Jeferson de Almeida Diretoria de Trânsito Congonhas MG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *