OBSERVATÓRIO participa da 3ª Reunião Global de Segurança Viária promovida pela ONU

Convidado pelo Governo da Suécia, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participa nessa semana da 3a Conferência Ministerial Global sobre Segurança Vária (https://www.roadsafetysweden.com/) promovido pelas Nações Unidas e OMS (Organização Mundial da Saúde), visando discutir os próximos passos da segurança viária do mundo para a próxima década.

A Conferência acontece na capital da Suécia, Estocolmo nessa semana e entre os dias 19 e 20 serão realizadas as reuniões ministeriais. O OBSERVATÓRIO participa de todo evento com três representantes: o diretor-presidente, José Aurelio Ramalho, além de Francisco Garonce (relações institucionais) e Daniela Gurgel (comunicação).

Nessa oportunidade também serão apresentados os resultados mais significativos da Década de Ação pela Segurança Viária 2011-2020 e também como a segurança no trânsito irá ampliar os esforços da Agenda 2020-2030 para que o planeta alcance as Metas Globais dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Com delegações inscritas de mais de 140 países, vários serão os temas discutidos durante a semana toda em Estocolmo. Entre eles estão: os usuários vulneráveis (pedestres, ciclistas e motociclistas); a segurança de crianças em trânsito; mobilidade e transportes seguros para populações urbanas; o programa Visão Zero nas cidades para nenhuma vítima em todos os deslocamentos; inovação, tendências da mobilidade e o papel do setor privado na segurança viária, entre outros temas.

Reuniões

No primeiro dia do evento, Francisco Garonce participou da entrega do Prêmio Internacional Visão Zero da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para a Fortaleza/CE. O prêmio incentiva o uso de modais alternativos e foram implantados em Fortaleza de forma eficiente nos últimos anos, trazendo muito mais segurança para toda população. A cidade está representada no evento pelo secretário Municipal de Conservação e Serviços Públicas (SCSP), Luiz Alberto Sabóia que recebeu o prêmio das mãos de Zoleka Mandela (neta de Nelson Mandela) que perdeu uma filha vítima de um condutor alcoolizado e hoje é uma grande ativista por um trânsito seguro para jovens e crianças.

Ramalho e Garonce estiveram reunidos com Matts-Ali Belri, autoridade de trânsito do governo da Suécia, para conhecer de perto o Visão Zero, um programa de segurança viária que colocou a Suécia como um dos países mais seguros do mundo e referência nessa área.

Outra discussão acompanhada de perto pelo OBSERVATÓRIO foi o encontro dos líderes mundiais sobre as atuais práticas para reduzir a violência no trânsito para os diversos modais. Os diretores também estiveram numa feira de tecnologia, promovida por uma empresa do segmento de airbags. Coletes infláveis para quem anda de moto, para pedestres e para quem vai de patinete ou bicicleta foram apresentados pelos fabricantes mundiais.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *