OBSERVATÓRIO comenta proibição de radares escondidos em rodovias e vias urbanas no país

A partir de novembro deste ano serão proibidos radares escondidos em todas as rodovias, avenidas e ruas do país, segundo resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, foi procurado pela Rádio Bandeirantes para comentar sobre a nova regra.

Conforme as informações levantadas pela repórter Maju Arruda Leite, todas as vias monitoradas deverão possuir sinalização que indique com clareza a velocidade máxima permitida. O órgão também determina que as autoridades de trânsito divulguem na internet quais são os trechos fiscalizados.

Segundo o presidente da Comissão de Trânsito da OAB, Rosan Coimbra, as novas regras geram uma confiança maior dos motoristas nos órgãos de fiscalização.

Para o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurélio Ramalho, as medidas podem impactar negativamente no trânsito. “Quando há sinalização ostensiva sobre um radar, o ‘pseudo infrator’ tira o pé do acelerador. Ali, naquele local, não vai ter tanto acidente. Você pode ter certeza que, passando o radar, ele volta a acelerar e colocar em risco a sociedade”, explica.

Os municípios terão até novembro de 2021 para ajustar às novas regras os equipamentos já existentes nas vias.

Leia a matéria completa em: https://www.band.uol.com.br/noticias/16309983/conselho-nacional-de-transito-proibe-radares-escondidos-em-rodovias-avenidas-e-ruas

Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *