A prefeitura de Petrópolis, município Laço Amarelo, no estado do Rio de Janeiro, por intermédio da CPTrans (Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes), representada pelo diretor-presidente, Luciano Moreira e pelo diretor-administrativo, Fabini Braga, desenvolveu diversas ações em alusão à Semana Nacional de Trânsito (18 a 25 de setembro) de 2021. Com distribuição de kits contendo panfletos educativos (Município Laço Amarelo, Banco de Sangue, explicações sobre doenças e DST’s, e dois preservativos), abordando os condutores para as questões da segurança no trânsito. A ação foi realizada pela Observadora Certificada, chefe da Seção de Educação para o Trânsito e Agente de Trânsito, Márcia Pereira.
No dia 18, foi realizada a abertura da Semana Nacional de Trânsito com distribuição de kits para os condutores em parceria com o Departamento de Doenças Infecto Parasitárias (DIP) e DST-AIDS, da Secretaria Municipal de Saúde. Palestra sobre o Direito de Trânsito sob a ótica do Defensor de Condutores em parceria com a OAB de Petrópolis e a Academia do Direito do Trânsito.
No dia 19, ação solidária em prol do CDDH Petrópolis (Centro de Defesa dos Direitos Humanos), com distribuição de brindes e panfletos educativos (Município Laço Amarelo, Ciclorrota e Banco de Sangue), parceria com Acipe (Associação de Ciclistas Petropolitana. No dia 20, foi realizada a entrega dos Certificados do Curso de Atualização obrigatório para Agentes de Autoridade de Trânsito.
No dia 22, Dia Mundial Sem Carro, a ação foi voltada para ciclistas e pedestres com distribuição de mudas de plantas e panfletos educativos (Município Laço Amarelo, Ciclorrota e Banco de Sangue). No dia 23, alguns funcionários do CPTrans de Petrópolis assistiram à live do Conatran – II Congresso Nacional de Trânsito. No dia 24, teve início o “Projeto Prevenção e Promoção da Saúde do Trabalhador – Impacto da Pandemia de Covid-19 sobre a saúde mental.
No sábado, dia 25 de setembro, Dia Nacional do Trânsito, aconteceu no Largo do Hotel Quitandinha, com representantes de várias religiões, a benção ecumênica aos motociclistas, de 08h30 às 11h30. Para doação de alimentos não perecíveis ao CDDH Petrópolis (Centro de Defesa dos Direitos Humanos), com distribuição de brindes doados pela Moto Mundi Yamaha e Honda Recreio Petrópolis, além de panfletos educativos sobre o trânsito.
Ainda no mês de setembro, Observadora Certificada Márcia Pereira participou da ação de Educação para o Trânsito e Projeto Criança Feliz em parceria com os funcionários do Posto de Saúde do Meio da Serra/RJ, atendendo crianças em idade pré-escolar, ministrando aulinha com atividades lúdicas de Educação para o Trânsito, com filme e conversa com as crianças e as mães. Participou também do Fórum Permanente dos Órgãos Executivos de Trânsito dos Municípios, em Indaiatuba/SP, representando Petrópolis e a CPTrans como Chefe da Educação para o trânsito. Do evento em celebração aos 10 anos do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e do Encontro Nacional de Observadores Certificados de 2021.
Na pessoa da Agente de trânsito @Márcia.Perrira, parabenizo à CPtrans pelo trabalho de excelência realizado na Semana Nacional do trânsito(18 a 25/09),onde que se agregam políticas públicas de segurança e educação para o trânsito a nível de interesse público coletivo, no município de Petrópolis – RJ.
⛰ ♀️.
Um projeto da maior importância e muito bem elaborado . Parabéns!!!.
Obrigada pelo reconhecimento!! ️
Parabéns a todos envolvidos!