Qual a proposta do Programa Laço Amarelo?

 O Programa Laço Amarelo tem a ousadia de querer uma comunicação de massa uniforme em todo país sobre segurança no trânsito. Por isso, disponibiliza mensalmente conteúdos de comunicação para inúmeras prefeituras, órgãos públicos, empresas e associações para que, todos possam falar da importância de um comportamento seguro no trânsito para seus públicos. 

Nossa busca é para que, do Rio Grande do Sul até o Amapá, todo brasileiro se depare com a mesma mensagem de educação para o trânsito, nos mais diversos canais de comunicação, como rádio, TV, outdoor, busdoor, jornal, site, redes sociais, entre tantos outros.

OS PILARES DO PROGRAMA LAÇO AMARELO

INFORMAÇÃO

REFORMAÇÃO

Para nós, a informação é essencial para um processo de mudança no comportamento do cidadão já formado em diversos ambientes: em casa, na escola, no grupo de amigos, no CFC, etc. Mas, podemos ressignificar esses comportamentos ao longo da vida, diante de uma nova INFORMAÇÃO que nos chega, por vários meios. É passando conteúdos corretos e com um novo significado que vamos formar cidadãos mais responsáveis no trânsito.

Depois de informar, é preciso constantemente lembrar esse mesmo cidadão da importância da prática diária desse novo comportamento seguro no trânsito. Por isso, falar de segurança viária periodicamente é fundamental para a internalização desse novo comportamento. Falar uma vez, explicar uma vez não surtirá o efeito desejado por todos nós na sociedade. Reformação significa reformar esse cidadão o tempo todo. 

COMO NASCE O MOVIMENTO QUE VAI MUDAR A SEGURANÇA VIÁRIA NO BRASIL

Era um dia de outubro de 2013 quando sai de Indaiatuba, interior de São Paulo, para embarcar no aeroporto de Campinas (Viracopos), numa semana comum para um dia inteiro de reuniões no Rio de Janeiro. Ao chegar em Viracopos uma cor me chamou a atenção por onde quer que eu olhasse: o aeroporto estava completamente cor-de-rosa. Atendentes, totens, balcão de informações, até uma tripulação estava vestida de rosa. Era todo mundo mobilizado para alertar a todos sobre a importância do autoexame para identificar o câncer de mama. Era todo mundo pensando, falando, lendo e recebendo informações sobre a PREVENÇÃO dessa triste doença que acomete milhares de mulheres todos os anos, mundo afora.

Pois bem, fui e voltei e aquela mobilização não me saiu da cabeça. É claro que eu já conhecia o Outubro Rosa, já sabia da importância do diagnóstico precoce da doença, mas afinal, por que a administração de um aeroporto estava mobilizado naquela proporção sobre esse tema? 

Passaram-se algumas semanas, chamei a equipe do Observatório Nacional de Segurança Viária e em novembro fiz a primeira reunião pedindo que pensássemos num trabalho de prevenção para o trânsito igual ao Outubro Rosa. A equipe fez o “dever de casa” e pouco tempo depois, me apresentou o que hoje é o Maio Amarelo, um movimento que foi abraçado pela sociedade brasileira desde o seu primeiro ano em 2014 e já fez adeptos em mais 30 países.

Hoje, quase sete anos depois, já podemos comemorar várias conquistas. Todos os Estados do Brasil se mobilizam para realizar o MAIO AMARELO todos os anos. Cidades pequenas ou grandes, empresas de todos os tamanhos e muitas entidades que, pouco tem a ver com a causa, não medem esforços, assim como no Outubro Rosa, para levar a mensagem de prevenção a todos, sobre o trânsito. 

Como o mês de maio tem só 31 dias, o OBSERVATÓRIO recebeu centenas de pedidos de ajuda para continuar a falar de segurança viária e por isso, criou o Programa Laço Amarelo, uma continuação do nosso extraordinário mês de maio, há seis anos.

O Brasil terá sim um trânsito mais seguro para todos, graças ao compromisso de muitos brasileiros que, por obrigação de ofício ou não, trabalham para um trânsito mais seguro. E o Programa Laço amarelo nos faz crer que estamos no caminho certo. Não é fácil, mas se todos estiverem falando do mesmo tema, todos os meses, certamente colheremos os frutos de um país mais seguro, educado e gentil no trânsito. 

A cada um que faz o Maio Amarelo o sucesso que ele é, nosso muito obrigado! Vamos fazer do Laço Amarelo, o símbolo da educação para o trânsito em todos os cantos desse país! 

José Aurelio Ramalho
Diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária